Neste ano de 2016 os jogos olímpicos serão realizados no Brasil e a cidade do Rio de Janeiro será o palco da maior competição esportiva do mundo. A Tocha Olímpica, um dos principais símbolos dos jogos, começará a sua peregrinação em terras tupiniquins no dia 03 de maio, saindo de Brasília-DF para percorrer todas as regiões do Brasil.
O revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama Olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final. A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor da tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos. O processo de seleção dessas pessoas está encerrado.
Veja AQUI as principais perguntas e respostas sobre o revezamento.
A chama olímpica passará ao todo por mais de 300 cidades, espalhadas pelas cinco regiões do país. No estado da Paraíba, 07 (sete) cidades receberão o revezamento da tocha. No dia 02 de junho ela passará por Pedras de Fogo, Itabaiana e Campina Grande. No dia 03 de junho segue por Guarabira, Sapé e João Pessoa. A cidade de Mamanguape fecha o revezamento no estado com a passagem da Tocha Olímpica no sábado, dia 04 de junho.
Confira AQUI a rota da Tocha Olímpica no país.
Os condutores da Tocha Olímpica são escolhidos mediante inscrições prévias realizadas no site oficial da patrocinadora do evento. O candidato precisa ser residente e domiciliado no Brasil e apresentar sua história, através de um texto, foto ou vídeo. O processo de seleção ocorreu até o dia 15 de outubro do ano passado. A marca indicará os seus candidatos para a avaliação do Comitê Rio 2016. Menores de 12 anos não podem participar. Os escolhidos em cada cidade serão conhecidos no início do mês de maio.
Do PBVale