A briga contra o descenso foi longa, mas chegou ao fim. Neste domingo (11), o Internacional empatou com o Fluminense, viu os adversários diretos Vitória e Sport se salvarem e, pela primeira vez em sua história, foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro.
O time colorado precisava vencer a partida no Rio de Janeiro e torcer contra as equipes da Bahia e de Pernambuco, no entanto, não conseguiu ao menos fazer o dever de casa. Depois de ver Richarlison perder um pênalti no primeiro tempo, coube a Douglas Augusto marcar para o time carioca. O volante recebeu de Wellington, chutou colocado e viu a bola desviar no meio do caminho para “morrer” no canto esquerdo do goleiro Danilo Fernandes. Sem poder de reação, o Inter passou a apenas assistir ao jogo e à torcida adversária gritar “olé”. Aos 43 do segundo tempo, Gustavo Ferrareis marcou para os gaúchos, mas o empate não era suficiente.
No Barradão, o Vitória saiu na frente com Marinho, mas viu o campeão Palmeiras virar o placar com Gabriel e Alecsandro. Mesmo com o revés, o time conseguiu garantir a permanência na elite do futebol nacional.
Em Recife, na Ilha do Retiro, o Sport fez a parte dele, venceu o rebaixado Figueirense por 2 a 0, com gol de Rogério, e também escapou da segunda divisão.
O Internacional termina o campeonato com 43 pontos, na 17ª colocação. Sport e Vitória ficam com 47 e 43, nos 14º e 16º lugares, respectivamente.
Outros resultados:
São Paulo 5 x 0 Santa Cruz
Santos 1 x 0 América-MG
Cruzeiro 3 x 2 Corinthians
Grêmio 0 x 1 Botafogo
Atlético-PR 0 x 0 Flamengo
Chapecoense x Atlético-MG – WO duplo
Ponte Preta 2 x 0 Coritiba