
“O presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, confirmou que o Campeonato Paraibano vai mesmo começar no dia 18, mas sem as participações de Botafogo, Treze e Campinense”.
O dirigente disse que pretende divulgar a tabela ajustada na segunda-feira e que a ordem dos jogos pode mudar sem a presença dos grandes.
“Não vamos mexer no regulamento, vamos alterar apenas os jogos. Estou tentando corrigir o erro cometido pela Junta Administrativa. Temos que adequar o calendário tanto ao Estatuto do Torcedor quanto ao regulamento”, contou o presidente, sem citar quais erros seriam estes.
Amadeu entende que a redação do Regulamento Geral de Competições da CBF permite que o campeonato comece apenas sem os grandes. O texto, no entanto, diz que “todas as competições eventualmente realizadas dentro dos períodos de férias e pré-temporada (…) serão consideradas pela CBF, como amistosas”.
“Não é bem assim. Estive na CBF e apenas os clubes que estão envolvidos em competições nacionais é que não poderão jogar em janeiro. O restante está liberado. O negócio é que estamos com o ‘cobertor curto’: se a gente adiar tudo, talvez não tenhamos condições de cumprir o calendário e terminar no dia 3 de maio. Se não adiar, os clubes podem ser punidos. É uma situação complicada”, lamentou.
O presidente da FPF disse que vem estudando as possibilidades da tabela antes mesmo de tomar posse. E que a solução, talvez, seja diminuir o intervalo entre as rodadas – o próprio Regulamento Geral de Competições permite que um time jogue em intervalo de 44 horas, desde que seja na mesma competição e com deslocamentos inferiores a 100 quilômetros entre um local de jogo e outro. A outra opção seria colocar jogos durante o Carnaval e a Semana Santa.
Amadeu não soube explicar o fato de alguns campeonatos já terem começado (como o Paraense e o Pernambucano) e outros estarem previstos para iniciarem ainda em janeiro (como o Alagoano e o Cearense), contrariando a determinação da CBF.
“Não sei como eles conseguiram isso. Vou inclusive telefonar para os presidentes dessas federações para saber como fizeram. Sei que o Campeonato Potiguar já foi adiado para fevereiro. E que alguns dirigentes já demonstraram preocupação com os campeonatos em janeiro”, emendou o presidente da FPF.
Da redação, Por Expedito Madruga