21 C
Mamanguape
segunda-feira, 23 setembro 2024
                             

‘Trilha de Oiteiro’ é opção turística no Litoral de Rio Tinto

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.
Trilha de Oiteiro tem cerca 4,5km e o percurso dura cerca 1h30min. Foto: Flávio Guedes.

Em tempos de desmatamento avassalador na Amazônia e tantas outras queimadas que o homem tem provocado mundo afora, o turista que visitar o litoral de Rio Tinto, na Paraíba, terá na sua rota uma ótima opção para reflexão sobre a importância da conservação ambiental. Um ecossistema invejável. É a trilha de Oiteiro.

Na trilha de Oiteiro o visitante terá a oportunidade de levar para casa fotografias de lugares estonteantes, inesquecíveis.

Distante 25km do centro urbano de Rio Tinto, nela o público através de caminhamento, contemplará as espécies nativas que compõem a APA (Área de Proteção Ambiental) e entenderá qual a função dessas áreas para o equilíbrio e preservação de espécies da região. A conscientização da população quanto aos malefícios provocados pelo desmatamento é uma das mensagens passadas pelos guias aos que visitam o local.

Em contato com a redação, o guia turístico – nativo, Nildo de Oiteiro informou que a trilha tem em média 4,5km e o percurso dura cerca 1h30min, com nível fácil e sombreada, sendo todo trecho de Mata Atlântica.

A Trilha de Oiteiro fica localizada após a Praia de Campina, cerca de 25km da BR-101 – Litoral Norte paraibano. Foto: Flávio Guedes.

– “Quem visitar a trilha de Oiteiro garanto que não se esquecerá deste lugar, são trechos todo sombreados, passamos por uma nascente de um rio ‘karkabú’ e encerramos com um lindo pôr-do-sol nas falésias de Oiteiro”, garantiu Nildo – filho natural da região.

Para chegar até a praia de Oiteiro, o turista pode seguir pela BR-101 e acessar a estrada do “Peixe-Boi”, próximo ao retorno da Usina Mirirí, seguindo por 25km, passando por Praia de Campina até o ponto da trilha.

Os interessados em conhecer o lugar pode entrar em contato com os guias turísticos Nildo de Oiteiro (83) 98612-9624 / Adriano Felipe (83) 9956-4264.

APA

A área é protegida por  Lei, a partir do Decreto Nº 924, de 10 de setembro de 1993, que cria Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape no Estado da Paraíba, e especifica os seguintes objetivos de manejo:

I – garantir a conservação do habitat do Peixe-boi Marinho (Trichechus manatus);

II – garantir a conservação de expressivos remanescentes de manguezal, Mata Atlântica e dos recursos hídricos ali existentes;

III – proteger o Peixe-boi Marinho (Trichechus manatus) e outras espécies, ameaçadas de extinção no âmbito regional);

IV – melhorar a qualidade de vida das populações residentes, mediante orientação e disciplina das atividades econômicas locais;

V – fomentar o turismo ecológico e a educação ambiental.

Da redação

Por Felipe França

 

 

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

TRE mantém por unanimidade prisão preventiva da vereadora Raíssa Lacerda

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) negou, nesta segunda-feira (23), um habeas corpus a vereadora Raíssa Lacerda (PSB). A medida...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -