Sob a gestão da prefeita Elissandra Brito (União Brasil), a cultura e o turismo de Itapororoca voltam a ser protagonistas no cenário estadual e, com as políticas de fomento, gera oportunidades de empregos para trabalhadores do setor cultural e receita para agentes culturais dos mais diversos segmentos.
Um dos exemplos bem sucedidos é a parceria da gestão municipal com a quadrilha Encanto Matuto. Com o incentivo à agremiação, Itapororoca promove e apresenta os pontos turísticos, a culinária, e a dança ao mesmo tempo em que a quadrilha recebe incentivo para representar Itapororoca em competições na Paraíba e em outros estados.
Outras ações de destaque são a reinauguração da Feira de Artesanato beneficiando cerca de 30 artesãos; o projeto Cinema na Comunidade levando cinema e cultura em geral para as comunidades rurais; e a inauguração do Centro Cultural Esmerino Batista no Sítio Várzea das Cobras.
Além de tudo isso, Itapororoca tem intensificado a participação em exposição por toda a Paraíba para promover o seu trade turístico e promovendo eventos culturais na cidade para atrair turistas. Foi o caso do Festival de Quadrilhas Juninas, a maior da história da cidade, que levou mais de 750 visitantes para Itapororoca.
São ações que vão colocando Itapororoca em evidência e movimentando a economia criativa da Terra do Abacaxi.
Por Napoleão Soares