Imagine uma viagem pelos bons tempos, você confortavelmente numa poltrona e um atraente livro nas mãos, com uma bela leitura, já pensou? Um livro é um verdadeiro companheiro em todos os momentos, ajudando a passar o tempo, entretendo ou servindo como uma viagem imaginária pelo universo do que estiver lendo. Se for para recordar, melhor ainda!
Pois bem, na noite da sexta-feira (22), o médico e escritor Antônio Luiz da Silva (Dr. Toinho), lançou o livro “Rio Tinto, meu recanto paraibano”. Após pesquisas e entrevistas, a obra, com 537 páginas, aborda histórias, contos e crônicas do autor e requisitados sobre a cidade de Rio Tinto. O evento, que aconteceu na Chácara Brizola, contou com a participação de autoridades e convidados.
Marcante e saudosista pelos anos áureos, o livro apresenta as mais cativantes lembranças. Para os que vivenciaram, são tempos inesquecíveis. Já para os mais novos, torna-se uma canção ecoada do passado. Simplesmente, um resgate dos laços de amor pela cidade. “A obra deixa lições e resguarda a nossa memória histórica, para não perdermos a nossa identidade riotintense”, citou o escritor na apresentação.
Durante o coquetel comemorativo, o autor fez questão de autografar os exemplares. “A ideia de escrever esse livro surgiu quando fui secretário de saúde de Rio Tinto. Após perceber que nossa história estava se apagando na memória das pessoas. Com amigos, criamos um portal para contar as histórias de Rio Tinto, tudo começou a partir daí”, disse Dr Toinho.
De fácil leitura – Rio Tinto, meu recanto paraibano – é um ato de amor, com grande envolvimento pessoal. “À medida que o tempo passava, fui me interessando e me emocionando mais e mais com as lembranças, contos e histórias de Rio Tinto. Tudo ia para o portal, mas começou a ficar difícil mantê-lo vivo”, relata o literato no prefácio.
“Olhos com lágrimas de emoção por tantas histórias que, para sempre, irão fazer parte de nossas vidas. Em um só livro, não caberia tantas coisas bonitas, mesmo, por vezes, melancólicas”, finaliza o cronista.
Toda arrecadação da venda do livro “Rio Tinto, meu recanto paraibano”, escrito pelo médico Dr Toinho, será revertida para beneficiar a unidade hospitalar referência no tratamento do câncer na Paraíba, Hospital Napoleão Laureano.