A Aldeia São Francisco, em Baía da Traição, comemorou o Dia do Índio com o lançamento de um website que divulga sua cultura e tradições, além das potencialidades da região do Litoral Norte da Paraíba.
O endereço, www.trilhasdospotiguaras.com.br, foi formatado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento do Estado (Seted) e lançado na terça-feira (19), Dia do Índio, no Terreiro da Aldeia São Francisco, território sagrado para a tribo.
Com o objetivo de divulgar, de forma ordenada, o produto Trilhas dos Potiguaras que une cultura e tradição ao meio ambiente, o site o insere no mercado turístico e coopera com o desenvolvimento sustentável do Litoral Norte do Estado que ainda preserva lagoas e rios em estado primitivo
O site foi lançado na cerimônia de comemoração do Dia do Índio, e fez parte da programação da Semana Indígena que acontece todos os anos na Aldeia São Francisco. O Toré, tradicional ritual de consagração, danças, pinturas corporais e comidas típicas deram valor cultural à programação que foi aberta pelo Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.
Na cerimônia, Ricardo afirmou que a Nação Potiguara está incluída nas demandas da agenda do Governo e que as ações concretizadas fazem parte de uma dívida histórica impagável. “Queremos desenvolver o Litoral Norte com a perspectiva daqueles que aqui se encontram. Com as Trilhas dos Potiguaras, por exemplo, buscamos desenvolver e promover o turismo, mas sempre respeitando as singularidades locais. Temos um verdadeiro compromisso com o povo indígena”, ressaltou.
Laplace Guedes, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico não pode comparecer ao evento por estar cumprindo agenda no Fornatur, mas o Secretário Executivo do Turismo, Ivan Burity representou a Secretaria.
Para Ivan Burity, o fato de a região dos Potiguara estar conservada cultural e ambientalmente é um fenômeno que potencializa o desenvolvimento sustentável e, por isso, deve ser divulgado de forma ampla e funcional. E um site é uma ferramenta fundamental para que o mundo conheça essa região e sua representatividade para a história do Brasil
“Desde que assumi a Secretaria de Turismo, estamos traçando metas para o desenvolvimento dessa região, ancoradas em dois fatores básicos: primeiro, a preservação ambiental; mais da metade da região é de reservas ambientalmente protegidas; segundo, a cultura Potiguara que escreveu aqui o primeiro capítulo da História do Brasil. No mínimo, cem anos de história foram escritos pela cultura dos Potiguara que envolve seu confronto com os invasores portugueses e pelo ciclo do pau-brasil. O lançamento desse site é um marco; é um resgate de uma história conhecida por poucos e que merece ser amplamente divulgada”, explicou.
Ainda sobre os Potiguara e sua relação direta com o projeto, Ivan disse, que eles começam a entender a proposta como um todo e, principalmente, o resgate e o ressurgimento da sua cultura, fortalecendo os hábitos e tradições, nas danças, na culinária, no pertencimento e no resgate da autoestima. “A cultura indígena vem sofrendo, ao longo do tempo, invasões e distorções, e a reserva dos Potiguaras, no seu entorno, é cercada pela urbanização feita pelo homem branco”. Concluiu.
No site, há informações sobre o Litoral Norte, sua geografia, oferta de gastronomia e hospedagem, como pousadas, bares e restaurantes e também particularidades da região e história dos potiguara.
Outra ação da Seted
Numa ação de apoio à cadeia produtiva do artesanato indígena Potiguara por meio de um convênio fechado no valor de R$ 89.186,15 (oitenta e nove mil cento e oitenta e seis reais e quinze centavos), com o MDA/Pronat/Seted feito em 2008 e desbloqueado este ano pela Setde, foi entregue também, um carro zero Km da marca Renault, equipamentos de informática, ferramentas e utensílios que irão beneficiar os artesãos Potiguara da região.
Por Ana Célia Macedo