É tempo de reverenciamos São Pedro, Santo Antônio e, especialmente, São João, o santo festeiro! A festa junina – ou joanina, nome original, trazido pelos colonizadores portugueses, em homenagem ao santo – é um dos símbolos da cultura brasileira.
Modesto, mas alegre e autentico. Assim foi o São João 2016 da cidade de Rio Tinto, no Litoral Norte paraibano. As secretarias de Cultura e Eventos do município, realizaram dois dias de muito forró pé-de-serra e brincadeiras juninas.
“Dentro das possibilidades da gestão municipal e equilíbrio financeiro, procuramos com empenho e dedicação, realizar um São João divertido para nossos munícipes”, frisou o secretário de eventos Pedro Neto. Segundo ele, durante o mês de junho, várias comunidades realizam os festejos e todas recebem o patrocínio da Prefeitura.
Todo nordestino sabe que numa boa festa de São João, a quadrilha é uma das tradições essenciais. A Oxente Paraíba, uma das maiores expressões culturais da região, apresentou na noite do dia 23, um show de cores, teatro, encanto e musicais populares.
Para este ano, além da ornamentação, a organização optou por dois palcos com som e iluminação na Praça João Pessoa, visando atender comerciantes e visitantes. Artistas locais e convidados animaram o público com um repertório tipicamente nordestino.
Nesta sexta-feira (24), feriado de São João, as competições juninas fizeram parte da alegria de crianças e adolescentes na Praça João Pessoa. Mais de R$ 1,3 mil em premiação. Simultaneamente, a comunidade de Jaraguá também foi contemplada. A programação foi elaborada pela Secretaria de Cultura.
“Foi uma tarde feliz. Nosso intuito, foi brincar com os presentes e colocar mais lenha na fogueira de Rio Tinto. Regionalidade e o resgate das brincadeiras de São João não podem faltar nessa época”, disse a secretária de cultura Maria Rita.
Da Redação, PBVale