31.5 C
Mamanguape
domingo, 24 novembro 2024
                             

Vinho ajuda a controlar a pressão arterial

Mais Lidas

Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos (Idealizador do Dia Estadual da Saúde do Coração) Lei 8.636 de 18/08/2008. Professor de Cardiologia na Faculdade de Medicina Nova Esperança, João Pessoa - PB. Diretor do Centro de Referência em Atenção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CRAS/UFPB). Médico pesquisador do Centro de Biotecnologia da UFPB. Jornalista Registro Profissional 3.520.

Uma das bebidas mais antigas do mundo, o vinho é objeto de estudos, que apontam que quando ingerido com parcimônia, traz benefícios à saúde do coração.

Entre as propriedades mais estudadas está o fator de prevenção de doenças cardiovasculares. A bebida tem ação antiplaquetária, pois contribui para a redução dos níveis de lipídios e colesterol, agentes responsáveis pela formação de placas que podem obstruir as artérias. Por ser um vasodilatador, favorece a redução da pressão sanguínea. Essas duas características fazem do vinho um importante aliado contra o infarto.

Os polifenóis, como os flavonoides encontrados na uva, contribuem para acelerar o metabolismo, o que ajuda no controle do peso. Os mesmos componentes atuam na prevenção de doenças neurodegenerativas, como a demência.

Estudos mais recentes indicam que o vinho pode ter também ação anticancerígena, devido a alguns compostos como o resveratrol.

No entanto, para haja benefícios reais, seja comedido. A quantidade recomendada estabeleceu-se da seguinte forma: para suco, aproximadamente 400 ml por dia. Para o vinho, atualmente defende-se que com uma taça (aproximadamente 100 ml) já se garantem os benefícios, mas são recomendadas duas por dia, sempre junto com as refeições.

Fonte: Coração Alerta

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

“Índices que refletem na qualidade de vida da população”, afirma prefeita de Monteiro, Anna Lorena, ao receber o Selo Unicef

Monteiro foi reconhecido, na última quinta-feira (21), com o Selo Unicef, um prêmio que celebra os avanços do município...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -