31.5 C
Mamanguape
domingo, 24 novembro 2024
                             

[VÍDEO] RC prometeu contratar 5 mil policiais e não contratou

Mais Lidas

Lenilson Balla
Lenilson Ballahttp://pbvale.com.br
O Colunista e Radialista, Lenilson Balla, acumula a condição de Repórter, Multimídia e Coordenador Executivo do Portal PBVALE. Ele também é Locutor Apresentador e Voice Session da Rádio Correio do Vale FM 106,1 – Mamanguape – PB.
Paraíba é o Estado que menos investe em efetivo policial no Nordeste
Paraíba é o Estado que menos investe em efetivo policial no Nordeste

Metade dos paraibanos com dez ou mais de idade se sentem inseguros nas cidades onde vivem. O Atlas da Violência 2016, estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FPSP), mostra que seis estados do Nordeste apresentaram crescimento superior a 100% na taxa de homicídios. A Paraíba aparece com 114,4%.

O jornalista Helder Moura trouxe em seu blog indicadores da violência que só fazem aumentar, apesar do Governo da Paraíba insistir que vem reduzindo. A realidade se contrapõe, como vemos todos os dias. Um dos fatores que mais têm contribuído para o aumento dessa insegurança é o efetivo policial reduzido.

Estudo realizado junto a representantes de policiais do Nordeste mostra que a Paraíba é o que menos investe na contratação de policiais. Apesar do então candidato Ricardo Coutinho ter jurado, durante a campanha eleitoral, que iria contratar cinco mil policiais em sua gestão. O discurso não corresponde aos fatos.

Dados – Segundo os dados, “o efetivo da Polícia Militar do Estado da Paraíba funciona, atualmente, com quase menos da metade do efetivo necessário com base na Lei Complementar 87/2008 (que estabelecia em 2008 um contingente de 17.933 policiais), e a tendência é reduzir ainda mais, pois de 2016 para 2017 estima-se que aproximadamente 800 homens devam se aposentar”.

E o que aconteceu em outros Estados? Em Pernambuco, o Governo do Estado contratou mais de 9 mil homens e mulheres nos últimos anos e, em 2016, promoveu um concurso com 1.500 vagas inicialmente. Mas, já anunciou a contratação de pelo menos mais três mil policiais.

No Rio Grande do Norte, o Governo do Estado convocou todos os aprovados no último concurso e, nos próximos meses, estará anunciando um edital para contratação de mais três mil policiais. No Ceará, todos os aprovados nos últimos concursos foram contratados, inclusive os suplentes. No Maranhão, igualmente, o Governo do Estado contratou todos os aprovados nos últimos concursos.

Suplentes em concurso da PM protestam

No último mês de maio, 813 concursados da Polícia Militar (incluindo bombeiros) realizaram mais uma manifestação para cobrar suas contratações. Eles se apresentaram de mãos atadas, para mostrar que, enquanto a violência na Paraíba só aumenta, o Governo Ricardo Coutinho se recusa a nomear quem poderia muito ajudar a reduzir a criminalidade, com o aumento do efetivo.

Veja o vídeo com a fala de um dos manifestantes.

O governador tem alegado limitações com a Lei de Responsabilidade Fiscal, para não contratar o grupo. Mas, então, se perguntar não ofende, por que a LRF só vale para os concursados? Ora, se o Governo tem dinheiro para contratar servidores codificados (aqueles que recebem apenas com o CPF) sem concurso, e por que não contrata os concursados, se ele mesmo prometeu nomear cinco mil policiais?

Um levantamento do Fórum dos Servidores do Estado revelou que, apenas em 2015, o Governo gastou R$ 185.886.230,76 com os codificados. Estima-se que, em cinco anos e meio, a gestão Ricardo Coutinho tenha gastado mais de R$ 1 bilhão apenas com os codificados.

As promessas de RC

Ricardo fez promessas no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevistas e debates. O G1 levantou tudo e separou o que pode ser claramente cobrado no quesito Segurança Pública (CLIQUE AQUI)

CONFIRA OS DOIS VÍDEOS ABAIXO

1º GOVERNADOR PROMETE CONTRATAR CINCO NOVOS POLICIAIS

2º GOVERNADOR COMPARA ÍNDICES DE VIOLÊNCIA NA PARAÍBA COM ESTADOS VIZINHOS

 

 

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

“Índices que refletem na qualidade de vida da população”, afirma prefeita de Monteiro, Anna Lorena, ao receber o Selo Unicef

Monteiro foi reconhecido, na última quinta-feira (21), com o Selo Unicef, um prêmio que celebra os avanços do município...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -