30.3 C
Mamanguape
quarta-feira, 30 abril 2025
                          

VALORIZAÇÃO DA VIDA

Mais Lidas

Sebastião Gerbase
Sebastião Gerbase
Sebastião Gerbase Teixeira da Silva, conhecido carinhosamente como Basinho. Exerceu os cargos de Fiscal de Mercadorias em Trânsito, Fiscal de Estabelecimentos (hoje Auditor Fiscal), Conselheiro da AFRAFEP e coletor de importantes coletorias, a exemplo de Santa Rita, Cabedelo, Pilar e Mamanguape (duas vezes), onde se aposentou proporcionalmente. Formado em Direito desde 1.985, Basinho é aquele grande amigo, “riotinguapense” (se considera de Rio Tinto e Mamanguape), que gosta muito de escrever e irá apresentar, neste Portal PBVALE, colunas sobre assuntos interessantes para toda comunidade.

Ontem presenciei um excelente exemplo de superação em grupo. Era como se todos estivessem pensando a mesma coisa, assim, por exemplo: “Não tenho o que reclamar da vida, pois, a única coisa que me falta é a visão”!

Esse memorável momento se deu na casa do nosso amigo Dr. Adeilson Nunes, juiz de direito aposentado da comarca de Rio Tinto, o qual, após ser acometido de deficiência visual, chamou o feito à ordem (como se diz na linguagem jurídica), e encarou o problema, tomando uma série de providências capazes de suprir sua deficiência.

A primeira delas foi conhecer e aprender o sistema de linguagem escrita com o tato, inventado pelo francês Louis Braille, nos longínquos anos de 1827. O alcance desse recurso o habilitou ao exercício da escrita e da leitura.

Ainda na conformidade do seu projeto, comprou um conjunto de equipamentos para a prática de alguns exercícios físicos, o que, além de combater a ociosidade diminuiria os riscos de adquirir doenças, bem como, seria bom para a saúde mental.

Outra importante medida, também de sua própria iniciativa, foi comprar uma sanfona, procurar o excelente profissional Walter Cabaceira (sanfoneiro do forrozeiro Amazan), a fim de receber as orientações necessárias de como executar as primeiras notas musicais. Aprendeu rápido e já está mandando ver (tocando e cantando), o que tem mexido com sua autoestima e lhe proporcionado alguns momentos de incontida emoção.

Ontem, por exemplo, ele recebeu em sua casa a visita de um grupo de sete jovens, todos deficientes visuais, “companheiros de luta”, sendo quatro de João Pessoa e três de Fortaleza. Admiráveis moças e rapazes, inteligentes e cultos, a maioria composta de músicos. Um deles, inclusive, o Junior Baiano é o atual professor do Dr. Adeilson nessa área musical. Outro, o simpático Gilson Pereira, é seu professor de informática.

Nesse encontro de ontem, com a participação de Zezinho do Sindicato no triângulo, Leozinho meu neto na sanfona, Dr. Adeilson (tocando e cantando), os sanfoneiros Valter Cabaceira e o maestro Júnior Baiano, eles nos brindaram com inesquecível espetaculo, ao vivo e à cores, todos sintonizados numa mesma alegria.

Por Sebastião Gerbase (Basinho)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

TCE-PB aprova por unanimidade Alanna Galdino como conselheira

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (30), o nome de Alanna...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -