“Eu fiquei extremamente frustrada com essa situação. O que é que nos resta então? Vamos ter que esperar este problema que já é grave, virar uma tragédia ambiental? Bem diante dos nossos olhos sem poder fazer nada?”, foram uns dos questionamentos da apresentadora da TV Cabo Branco, Patrícia Rocha, no JPB 1ª edição da última terça-feira (14), após veiculação de reportagem abordando acúmulos de lixos na comunidade rural de Barra de Mamanguape, em Rio Tinto.
O que chama mais ainda a atenção na matéria, é que o local é o principal ponto turístico da cidade, onde há a presença de peixes-boi nativos e em viveiro, o que proporciona a visita de turistas de vários recantos do país e do mundo.
A apresentadora lembra ainda que o estuário do rio-mamanguape é conhecido internacionalmente e fica a poucos quilômetros da capital do Estado.
Na reportagem além, do clamor da população solicitando que a Prefeitura de Rio Tinto faça a coleta do lixo, são abordados a beleza exuberante, os riscos causados a natureza e a população. Destacando ainda que, o peixe-boi é um animal que está em extinção.
“Falta folego pra tanta beleza. O que não dar para entender é que tudo isso aqui está ameaçado. O crescimento da população e a falta de atenção por parte do Poder Público, vem trazendo a anos uma série de problemas para o lugar”, aponta o repórter com passagens em imagens da Barra.
Segundo Thalma Grisi, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, a Prefeitura vive dando desculpas, e será necessário partir para uma atitude mais ‘drástica’. “No caso, uma fiscalização, multas, e já vai haver uma situação mais desagradável com relação a isso aí”, comentou.
A seguir, confira a reportagem completa exibida pela TV Cabo Branco no link abaixo: