A estimativa mundial, inclusive a brasileira, é que 50% das mortes na população acima de 50 anos deve-se a doenças cardiovasculares.
Assim sendo, devemos incentivar campanhas de prevenção que tenham um amplo alcance. Para se ter uma idéia da dimensão do problema vejamos alguns dados estatísticos: A hipertensão arterial sistemica (HAS), muito prevalente no nosso meio, é a maior causa de insuficiencia cardíaca (coração crescido), insuficiencia coronariana (angina, infarto), acidente vascular encefálico (derrame, trombose), etc.
Em torno de 20% da população adulta brasileira sofre de pressão alta, sendo que apenas 50% sabe ser hipertensa. A HAS é mais prevalente no homem até os 50 anos de idade, depois torna-se maior na mulher. Além da HAS, temos outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
A sociedade brasileira de cardiologia está implementado o projeto “Brasil-coração saudável 2020”, cuja população alvo é o adolescente de 11 a 20 anos, que serão assistidos juntamente com os seus familiares e acompanhados até o ano 2020.
Trata-se de um amplo projeto de prevenção que enfatiza os benefícios de uma vida saudável, através de uma alimentação balanceada, exercício físico orientado, utilizando como meio para atingir esse objetivo, publicações de boletins informativos, apresentações didáticas nas escolas, nas empresas, nos órgãos de classe, nas igrejas, nos clubes e de forma mais abrangente, na mídia.
Hodiernamente, os pais estão cada vez mais ausentes de casa, em exercício de atividades produtivas, transferindo à escola a difícil, árdua e gratificante tarefa de educar e formar cidadãos.
É necessário utilizar uma metodologia dinamica com profissionais de saúde e professores engajados e comprometidos. Dessa forma descobriremos novos talentos e líderes para que sejam agentes multiplicadores. Prevenir é preciso!
Há 90 anos, Carlos Chagas em missão nas proximidades do rio São Francisco, observou insetos hematófagos (alimentam-se de sangue), chamados”barbeiros”. Esses insetos estavam presentes nas frestas das casas de pau-a-pique.
Descobria-se então o agente causador da doença de Chagas. A sua descoberta saiu do cenário nacional e repercutiu no exterior. A doença ocorre quando:
1-o barbeiro pica uma pessoa infectada com o parasita
2-No seu intestino,os parasitas se reproduzem
3-O barbeiro deposita as fezes na pele da pessoa, que se infecta com o parasita quando se coça
4-Os parasitas ganham a corrente sanguínea
5-Os parasitas se alojam, por exemplo, em células do coração, causando a miocardiopatia chagásica (coração crescido).
Para Carlos Chagas, já naquela época, havia a necessidade de melhoramento de habitações rurais e de vontade política para desencadear e sustentar um programa de governo. Que se faça valer a expressão de Oswaldo Cruz: “Não esmorecer para não desmerecer”.
Por Valério Vasconcelos