31 C
Mamanguape
sábado, 10 maio 2025
                          

O coração e as uvas

Mais Lidas

Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos (Idealizador do Dia Estadual da Saúde do Coração) Lei 8.636 de 18/08/2008. Professor de Cardiologia na Faculdade de Medicina Nova Esperança, João Pessoa - PB. Diretor do Centro de Referência em Atenção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CRAS/UFPB). Médico pesquisador do Centro de Biotecnologia da UFPB. Jornalista Registro Profissional 3.520.

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluíram que consumir uvas pode reduzir riscos de doenças do coração e a síndrome metabólica – excesso de gordura na barriga. Isso acontece por causa dos antioxidantes como o resveratrol, contidos na fruta.

Acredita-se que os antioxidantes teriam propriedades vasodilatadoras e também anticoagulantes, assim como efeitos em aumentar o “bom” colesterol. Dessa forma, o vinho tinto, assim como o suco de uva, provoca o mesmo efeito sobre o endotélio (camada que forra internamente os vasos sanguíneos), aumentando a sua dilatação, trazendo grande benefício à circulação sanguínea. É nessa camada que se depositam as placas de gordura (aterosclerosclerose), que comprometem a circulação e são capazes de provocar o infarto do miocárdio ou o derrame cerebral.

Os autores acham que quem toma um cálice de vinho durante as refeições com o objetivo de evitar possíveis problemas no coração, mas tem como inconveniente os efeitos colaterais do álcool, pode substituir a bebida por suco de uva.

Por Valério Vasconcelos

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Cida Ramos oficializa candidatura à presidência estadual do PT com apoio de lideranças nesta sexta-feira

A deputada estadual Cida Ramos confirmou para esta sexta-feira (9), às 13h, o registro oficial de sua candidatura à presidência do...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -