Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluíram que consumir uvas pode reduzir riscos de doenças do coração e a síndrome metabólica – excesso de gordura na barriga. Isso acontece por causa dos antioxidantes como o resveratrol, contidos na fruta.
Acredita-se que os antioxidantes teriam propriedades vasodilatadoras e também anticoagulantes, assim como efeitos em aumentar o “bom” colesterol. Dessa forma, o vinho tinto, assim como o suco de uva, provoca o mesmo efeito sobre o endotélio (camada que forra internamente os vasos sanguíneos), aumentando a sua dilatação, trazendo grande benefício à circulação sanguínea. É nessa camada que se depositam as placas de gordura (aterosclerosclerose), que comprometem a circulação e são capazes de provocar o infarto do miocárdio ou o derrame cerebral.
Os autores acham que quem toma um cálice de vinho durante as refeições com o objetivo de evitar possíveis problemas no coração, mas tem como inconveniente os efeitos colaterais do álcool, pode substituir a bebida por suco de uva.
Por Valério Vasconcelos