31 C
Mamanguape
sábado, 10 maio 2025
                          

No Brasil apenas 2 % das pessoas sabem reconhecer sintomas de infarto‏

Mais Lidas

Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos (Idealizador do Dia Estadual da Saúde do Coração) Lei 8.636 de 18/08/2008. Professor de Cardiologia na Faculdade de Medicina Nova Esperança, João Pessoa - PB. Diretor do Centro de Referência em Atenção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CRAS/UFPB). Médico pesquisador do Centro de Biotecnologia da UFPB. Jornalista Registro Profissional 3.520.
"A angina é a dor no peito causada pelo estreitamento das artérias coronárias que conduzem sangue ao coração. O estreitamento - causado por placas de gordura - e a limitação da irrigação sanguínea provoca uma deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio nesse órgão. A dor é sinal de que o coração está recebendo menos sangue do que precisa", explicou o cardiologista Valério Vasconcelos.
“A angina é a dor no peito causada pelo estreitamento das artérias coronárias que conduzem sangue ao coração. O estreitamento – causado por placas de gordura – e a limitação da irrigação sanguínea provoca uma deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio nesse órgão. A dor é sinal de que o coração está recebendo menos sangue do que precisa”, explicou o cardiologista Valério Vasconcelos.

Pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Datafolha junto com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) revela que só 2% das pessoas sabem reconhecer os sintomas de um infarto. É importante lembrar que quando se trata de doenças do coração, a falta de informação pode ser fatal. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 2 minutos morre uma pessoa devido a uma enfermidade cardiovascular, e não saber quando se trata de um infarto diminui a chance de sobrevivência.

O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que permanece por mais de 20 minutos e se irradia para o braço esquerdo, ombro, pescoço ou para as costas. Além da terrível sensação de que algo aperta o coração, a pessoa pode sentir dores e desconforto em toda a região torácica, assim como falta de ar, fadiga, azia, suor excessivo, dor nas costas e no pescoço.

Isso acontece porque os órgãos e tecidos do corpo são interligados e interdependentes. O músculo cardíaco não funciona sozinho: precisa de uma boa oxigenação promovida pelos pulmões, da pressão sanguínea (ou bombeamento de sangue) eficiente e constante e, ainda, de um sistema circulatório sadio, livre de placas de gordura ou coágulos que impeçam a chegada do sangue e do oxigênio aos diversos órgãos.

Por Valério Vasconcelos, com Coração Alerta

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Cida Ramos oficializa candidatura à presidência estadual do PT com apoio de lideranças nesta sexta-feira

A deputada estadual Cida Ramos confirmou para esta sexta-feira (9), às 13h, o registro oficial de sua candidatura à presidência do...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -