21.4 C
Mamanguape
terça-feira, 26 novembro 2024
                             

MENTIRA GRAVE

Mais Lidas

Sebastião Gerbase
Sebastião Gerbase
Sebastião Gerbase Teixeira da Silva, conhecido carinhosamente como Basinho. Exerceu os cargos de Fiscal de Mercadorias em Trânsito, Fiscal de Estabelecimentos (hoje Auditor Fiscal), Conselheiro da AFRAFEP e coletor de importantes coletorias, a exemplo de Santa Rita, Cabedelo, Pilar e Mamanguape (duas vezes), onde se aposentou proporcionalmente. Formado em Direito desde 1.985, Basinho é aquele grande amigo, “riotinguapense” (se considera de Rio Tinto e Mamanguape), que gosta muito de escrever e irá apresentar, neste Portal PBVALE, colunas sobre assuntos interessantes para toda comunidade.

A intenção de se livrar de algum problema, de causar problema a alguém, de se autopromover ou promover a terceiros é, via-de-regra, o que leva o mentiroso a mentir.

Mas nem toda mentira se enquadra nesta definição, pois, há pessoas que mentem por necessidade, e outras que mentem só por mentir. As redes sociais, a exemplo do facebook e do zap zap, estão abarrotadas de mentiras, tais quais os elogios falsos, como aquela tão usada expressão “… linda!”, que nem sempre corresponde à verdade. Mas são mentirinhas leves, engraçadas até, portanto, inofensivas.

Escrever um livro de ficção é algo extraordinário, uma arte, uma obra cultural de suma importância, mas, na verdade o autor se vale da mentira para bem produzir a sua obra.  

E o que dizer de um pai que, inadvertidamente, ensina o filho a mentir? Seria o mentir, coisa da natureza humana? Parafraseando, eu diria que, de mentiroso e de louco todos nós temos um pouco.

Por mais incrível que pareça, todo mundo mente! Uns mais, outros menos… E o que é pior: A mentira só é perceptível nos outros. Ninguém aceita ser classificado como mentiroso. Quem é que nunca ouviu, por exemplo, alguma frase tipo assim: “Não tolero mentira!” “Eu odeio a mentira!” “Quem mente rouba”!

Pois saibam, todos, de uma grande verdade: A mentira faz parte do nosso dia a dia, como o respirar.

O que é de estarrecer, porém, é a constatação de que a autoridade máxima do país, ou seja, a Presidente da República, às vésperas das eleições valeu-se de mentiras cabeludas, repetida e descaradamente, iludindo a maioria da população, com o fim único e exclusivo de se reeleger. Aí é grave. E a mentira grave é aquela que, quando você a descobre, tudo que o mentiroso disser dali pra frente é mentira.  

Por Sebastião Gerbase (Basinho)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Lei da deputada Danielle do Vale garante ingressos mais acessíveis para pessoas com deficiência em eventos culturais na Paraíba

Foi sancionado na Paraíba o Projeto de Lei N.º 566/2023, de autoria da deputada estadual Danielle do Vale, que...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -