Hoje, 30 de novembro, dia do seu aniversário, completa 17 anos que ela iniciou a construção de uma extraordinária e duradoura obra de caridade.
Agora estou vendo mais de perto: Logo cedinho ela chega ao Hospital Napoleão Laureano, toda paramentada de “Anjo Bom” – sempre bem humorada – e sai fazendo as suas “palhaçadas”, caminhando e cantando, de corredor em corredor, de enfermaria em enfermaria, aonde quer que se encontre um ser humano carente de amor… Isso mesmo: Ela faz tudo com amor!
A todos ela cumprimenta com a frase “Bom dia, Bom Te Ver!”… E assim ela ficou conhecida. Hoje, todos que a ela se dirigem, chamam-na Bom Te Ver. E ao que me consta, ninguém é mais conhecida e querida do que ela, naquele hospital.
Desconfio que essa frase: “bom te ver”, tenha sido pronunciada a primeira vez, por algum enfermo ao recebê-la em visita na hora da dor. É, porque na sua presença a tristeza não tem espaço, e a própria dor se inferioriza e recua.
E ela não faz somente isso, não. Ela respira doar e se doar. N’outras oportunidades participa dos eventos promovidos pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, à qual é vinculada.
Nessa sua caminhada, na busca de recursos em benefício dos portadores de câncer, ela vende rifas, camisas, outros objetos; nas redes sociais divulga os eventos, apela, alerta e conclama a sociedade a fazer um pouco mais; incentiva o fortalecimento do círculo de doadores, especialmente os doadores de sangue.
É de se considerar que, até chegar ao hospital, essa mulher guerreira percorre de ônibus, de taxi ou de carona, uma distância de aproximadamente 70 km, proveniente de Rio Tinto, onde reside e ocupa as funções de Presidente do Conselho Tutelar, e da Associação Protetora dos Animais, funções essas que exerce com reconhecida competência, pontualidade, dedicação e resultados.
É fácil reconhecer e admirar as obras executadas por Lurdinha. Difícil é fazer o que ela faz. Parabéns, Lurdinha, por esses 17 anos dedicados a minimizar o sofrimento dos seus semelhantes; e parabéns pelo seu aniversário.
Por Sebastião Gerbase