
Adágio popular: “errar é humano, permanecer no erro é burrice”. Será que as peemedebistas – ex-prefeita e prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi e Dudú de Brizola combinaram com o povo riotintense quando decidiram apoiar no primeiro e segundo turno das eleições 2014, o candidato a governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o candidato a senador, Wilson Santiago (PTB)? Digo que não.
A operosa Magna e o marido, Marcos Gerbasi (PMDB) por várias vezes apoiaram o ex-governador, senador eleito no pleito de 5 de outubro, José Maranhão – presidente estadual do (PMDB) e Benjamin Maranhão (reeleito para Câmara), desta vez pelo Partido da Solidariedade. Talvez pela emoção, aliás – as pesquisas de intenções de votos que dava a vitória do senador Cássio para governador.
Nos bastidores fala-se, que compromissos assumidos com “pai e filho” candidato ao senado Wilson Santiago (derrotado) e Wilson Filho, reeleito para Câmara dos Deputados – (ambos do PTB), do outro lado, pedidos feito por Brizola e dona Dudú.
Em 2016, o Pleno do Tribunal de Justiça em sessão realizada, decidiu por unanimidade receber em parte denúncia movida pelo Ministério Público Estadual, contra a então prefeita Magna Gerbasi, por crime de calúnia, difamação e injúria, com base na Lei de Imprensa. Na época, Magna teria dado declaração a um jornal da capital, que atingiram a reputação do governador Cássio Cunha Lima.
Os eleitores de Rio Tinto deram a resposta nas urnas. E faz a seguinte pergunta: por que Magna e Dudú optaram votar em Cássio Cunha Lima? – Deveria ter apoiado o candidato a governador do (PMDB), Vital do Rêgo Filho e Zé Maranhão, para senador. As peemedebistas apoiaram o deputado Raniery Paulino para Assembléia Legislativa. No caso de Magna, num passado recente era anti-Cássio.
Na democracia é assim, qualquer líder antes de tomar uma decisão de apoio político, consulte o povo, seus liderados. O voto de cabresto está a cada eleição se abolindo.
A articulação de Fernando Naia, presidente do diretório do (PSB) municipal, professor Neto, entre outros militantes pró-ricardistas surpreendeu as forças tradicionais da política – digo os ex-prefeitos – Magna e Marcos Gerbasi, Braga e Vânia Lisboa, atual prefeita Dudú de Brizola, além dos 11 vereadores da cidade.
Faça uma reflexão, toda eleição é diferente, resultado das urnas do pleito de 2014 deixa o grupo de oposição à prefeita otimista, ninguém é imbatível, forte é o povo – decisivo em qualquer eleição, a Paraíba deu exemplo na vitória de Ricardo.
Por Chico Soares
WatshApp – 9343 7676
Email: regoparaiba@bol,com.br