Tudo nessa vida é passível de controle, mas nem tudo é controlável aos olhos de quem não quer ou finge controlar. No dia a dia estamos dentro de um espaço de tempo provocando e absorvendo situações às vezes repetidas, outras inéditas, mas ambas de maneira diferente.
Quando se traça uma meta, um desejo, um sonho, e busca-se a partir de um caminho alcança-lo, adentra-se na área do planejamento, nessa fase é importante o conhecimento da origem, do sentido e do destino que se espera, como também das etapas necessárias para alcançar esse objetivo. Mas como acompanhar se os caminhos percorridos são realmente os necessários para o alcance do resultado?
Muitas empresas, ou gestões de um modo geral, seja a gestão pessoal ou empresarial andam sob o trilho da inexatidão das coisas, sem o olhar orçamentário, muito menos planejado, porém na base do achismo, o que acarreta na maioria das situações a decadência da gestão e a descontinuidade econômica. Defendo que qualquer ação deva sempre está relacionado a um foco, um objetivo que esteja em afinidade com o planejamento.
Não se pode controlar sem planejamento, muito menos sem orçamento delineado ao que se pretende fazer. Caso não exista planejamento, não existe orçamento coerente, nem controle e muito menos gestão. Pense como o agricultor, que lá no dia de São José planta o milho para colher no São João, pois bem, dentro desse espaço de tempo ele planejou, plantou, cuidou e colheu, cumprindo assim seu planejamento e orçamento financeiro. Mesmo que ocorresse algo fora do normal, acredito que tudo que se planeja fica bem mais prático realizar ou solucionar. Assim é a nossa vida, assim é a vida de uma empresa pública ou privada. Pense nisso!
Por Eugênio Matias dos Santos Neto
CONTADOR – CRC/PB 010971O-3
Especialista em Gestão Pública – IFPB
Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria – FGV
Mestrando em Controladoria – UFRPE
(83) 98845-7634 / 99908-6677
controladoria.ccea@gmail.com
MUITO INTELIGENTE EUGENIO COM TANTAS QUALIDADE COMPROVADA, MAIS PARA A POLITICA FALTA GRUPO E PARA ADMINISTRAR NÃO E PRECISO TANTO E SIM RESPONSABILIDADE NU QUE FAZ.FICA COM DEUS……. E ESPERE A SUA CHANCE CHEGARÁ E MUITO NOVO ESPERE MAIS UM POUCO QUE PODERÁ OBTER UM GRANDE GRUPO PARA SE OBGETIVO NA PÓLITICA……..