Quando um ataque cardíaco ocorre, é uma emergência que exige atenção médica imediata. É por isso que é tão importante reconhecer os sintomas de um ataque cardíaco.

O primeiro sintoma que a maioria das pessoas associa a um ataque cardíaco é a dor no peito, e na maioria das vezes é esse o caso. Sentirá uma pressão desconfortável, um aperto ou uma dor no centro do peito que dura vários minutos, ou talvez vá embora e depois volte. No entanto, como a dor no peito nem sempre está presente, é importante conhecer também os outros sintomas.

Por exemplo, falta de ar é comum em um ataque cardíaco, e algumas pessoas sentirão dor que irradia além do peito para as costas, braços, estômago, mandíbulas ou pescoço. Algumas pessoas também começam a suar frio, sentem tonturas ou experimentam náuseas e vômitos.

Diferenças para as mulheres

Quando uma mulher tem um ataque cardíaco, os sintomas podem ser um pouco diferentes do que um homem normalmente experimenta. A dor no peito continua sendo o sintoma mais prevalente, mas as mulheres são mais propensas que os homens a experimentar alguns dos outros sintomas. Por exemplo, náuseas e vômitos, dores nas costas e na mandíbula e falta de ar são sintomas mais comuns de ataque cardíaco em mulheres.

Independentemente de como um ataque cardíaco se apresentar, chegar rapidamente a um hospital é um primeiro passo importante.


Por Valério Marcelo Vasconcelos do Nascimento
Professor de Cardiologia na Faculdade de Medicina Nova Esperança – João Pessoa/PB
Diretor do Centro de Referência em Atenção à Saúde da
Universidade Federal da Paraíba (CRAS/UFPB)
Médico pesquisador do Centro de Biotecnologia da UFPB
Jornalista Registro Profissional 3.520

FONE (83) 993640505
Facebook e Instagram: Valerio Vasconcelos