31.8 C
Mamanguape
quinta-feira, 21 novembro 2024
                             

Bastidores da Política riotintense 2016

Mais Lidas

Felipe França
Felipe França
Diretor executivo do PBVale, acadêmico do curso de jornalismo, repórter colaborador da Rádio Correio do Vale FM, e obteve registro profissional de Radialista em 2008 no Curso Técnico de Rádio e Televisão. FUNETEC-PB
Por Felipe França
Por Felipe França

“Retomamos a atualização da nossa coluna, agora de forma mais assídua, com ênfases para os bastidores e as conversações entre a classe política e lideranças partidárias de todo o Vale do Mamanguape. Pretendemos tratar e revelar as últimas decisões de todas as cidades de nossa região. Para estrear esta apimentada coluna, iniciaremos por Rio Tinto”.

Cinema

O pré-candidato a prefeito de Rio Tinto pelo (PSB), Fernandes Naia, foi o primeiro a colocar “o bloco na rua”. No início deste mês de março, integrantes dos partidos PSB, PV, PRP, PRTB ‘bateram o martelo’ e declararam que o grupo está unido e coesos em torno uma única pré-candidatura e, pregam a renovação na política e na forma de fazer gestão, selando a decisão de ‘anti-gerbasis’ e, ‘anti-braguistas’. Como estratégia para a divulgação do seu nome, Naia criou o programa “Cinema na Comunidade”, uma forma de se aproximar das comunidades mais afastadas do centro. Já foram visitadas as Reginas I e II, e Boa Vista. A ideia vem tendo boa aceitação por parte de crianças, jovens, adultos e idosos, que tem prestigiado o cinema itinerante, antes, sem nenhuma opção de lazer nessas áreas.

Comissão da saúde

A Câmara de vereadores de Rio Tinto decidiu criar a comissão da saúde para tratar e debater o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos funcionários da saúde. A reivindicação é antiga por parte dos profissionais desta área, porém, a decisão da criação dessa comissão neste momento pode ser um “tiro no pé”. A princípio, a casa legislativa está mais do que certa em querer tratar de melhorias salarias e de trabalhos dos funcionários do município. Entretanto, é um verdadeiro “cavalo de troia” para a gestão da prefeita Dudu de Brizola, que já anunciou redução de despesas e enxugamento da folha de pessoal, principalmente pelas constantes quedas das receitas no FPM.

Represálias

Segundo informações divulgadas pelo radialista Edson Sousa na Interação FM, a estratégia para criar a comissão da saúde partiu de um parlamentar da base do governo e serve de represálias ao secretário da pasta Eraldo Calixto, que vem desempenhando como de praxe, um trabalho satisfatório junto à população. Eraldo é vereador licenciado e, deverá concorrer à reeleição para 2016, além de ter vencido uma ‘quebra de braço’ recentemente na indicação de uma função no setor, o que teria gerado toda essa celeuma para a criação da comissão da saúde. É o que chamamos do verdadeiro ‘fogo amigo’.  

PEN 1

Os vereadores Marcos Moura (PTB) e Claudecir Braz (PMDB), estão aguardando o momento certo para juntos empreender voo para o (PEN) que, até este mês de março era presidido na estadual pelo deputado Ricardo Marcelo, agora sem partido. O convite feito a Moura e Cal vem do deputado Edmilson Soares, apoiado por ambos, nas últimas eleições, conquistando a marca de mais de 800 votos.

PEN 2

Até o momento, o presidente do PEN em Rio Tinto segue sendo o filho do vereador Ninho (PMDB). A incerteza agora ‘paira no ar’, Felipe Souza e o seu pai, apoiaram o deputado Ricardo Marcelo, de quem tinha o aval para presidir a legenda. Resta saber se, com a saída do homem da bolacha 3 de maio do comando estadual, se haverá reformulações nos diretórios municipais. Confirma-nos uma fonte que sim.  

PV

O presidente da Associação dos Moradores de Rio Tinto, José Antônio, não é mais o presidente do PV. A sigla que ainda se encontra em estágio de “inativo” no site do TSE, deverá ser comandada pelo jovem antropólogo Danilo Alex. Sargento Denis, presidente estadual do PV, recebeu recentemente um grupo de jovens da cidade de Rio Tinto, sob a articulação de Fernandes Naia e, de imediato retirou a sigla das mãos do polêmico Zezinho do Caixão. O (PV) é ligado ao governo do Estado, o que facilitou ainda mais a mudança.

Intervenção

Até o momento, a direção atual do (PMDB) ainda segue presidida pelo ex-prefeito Marcus Gerbasi. A data de vigência será até o dia 16/02/2016. Em dezembro do ano passado, o ex-prefeito José de Almeida Braga garantiu que ao conversar com o senador José Maranhão, haveria mudanças na composição do partido, passando a seguir inclusive, uma orientação de oposição. Em contraposição, informação chegadas ao PBVale, dão conta de que o deputado estadual Raniery Paulino – ‘testa de ferro’  do partido, assegurou que não haverá nenhum tipo de intervenção e, o casal Gerbasi continuará no comando da legenda.

Pré-candidato

O vice-prefeito Marcão deverá oficializar a sua pré-candidatura a prefeito de Rio Tinto nos próximos dias. Ainda ‘indiferente’ a ideia de alçar novos rumos na política rio-tintense, Marcão tem dito que ninguém é candidato de si próprio e que, qualquer decisão dessa natureza só deve acontecer depois de uma consulta popular. Informações dão conta de que os deputados Caio Roberto (estadual) e Wellington Roberto (federal), vê o nome de Marcão como uma boa alternativa dentro do (PR), principalmente por se tratar de um político experiente, popular e que sabe verdadeiramente dos anseios da população. Uma fonte revelou ainda que a ex-prefeita Magna Gerbasi já teria enviado um interlocutor no sentido de declarar apoio a sua pré-candidatura. Da casa de Ponciano Pessoa, a preço de hoje, Marcão também já contaria com o apoio de quatro parlamentares, revelou a fonte prometendo revelar os nomes em breve. Lideranças comunitárias de Salema, Vila Regina, Piabuçú, Taberaba, Praia de Campina e Barra de Mamanguape o procurou para engrossar as fileiras do (PR) com pré-candidaturas a vereador e, consequentemente, cobrando o mais rápido possível seu posicionamento para as eleições de 2016.

Desistência

Os vereadores Adênio Pimentel, Edson Barbosa e Nel Barão revelaram recentemente ao repórter Chico Soares da Correio do Vale que, a prefeita Dudu de Brizola (PMDB), não será candidata a reeleição para a Prefeitura de Rio Tinto. No entanto, a pmdebista informou no mês de fevereiro passado que só se pronunciará sobre seu destino político em outubro, prazo final para as filiações partidárias para quem pretende ser candidato nas eleições municipais do ano que vem.

Coletiva

O ex-prefeito e segundo colocado nas eleições de 2012 para prefeito de Rio Tinto, o médico Dr. Braga, concede entrevista coletiva a imprensa do Vale do Mamanguape nesta segunda-feira (30). Braga (PSD) deve falar sobre seu posicionamento político com vistas às eleições que se aproxima, além de assuntos ligados a cobranças de pleitos e projetos para Rio Tinto junto ao senador José Maranhão, e do ministro das cidades Gilberto Kassab, presidente da sua sigla na nacional. Kassab esteve visitando a Paraíba na última semana.

 Por Felipe França

 

- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Após chegar da COP 29 no Azerbaijão, Veneziano recebe quase 70 prefeitos eleitos e atuais, deputados, vereadores e lideranças em Brasília

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), chegou na última segunda-feira (18) de Baku, no...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -