A prefeita eleita para o terceiro mandato, Magna Gerbasi, anunciou no dia 4 de janeiro os nomes para o primeiro escalão do seu governo.
Magna adotou a estratégia de postergar o anúncio antes da posse, pois sabia que não traria grandes surpresas – e, ganharia mais tempo para convencer aqueles que alimentaram a esperança de ser chamado na primeira convocação.
O contrário da maioria dos gestores eleitos Paraíba a fora, que divulgaram no decorrer de dezembro – em redes sociais, ou em meios convencionais seus respectivos staf´s.
Magna adotou como princípio neste primeiro momento o critério da confiança. Entre estes alguns nomes técnicos e outros políticos. 90% advindos do governo Magna I e II (2005/2008 – 2009/2012), e Dudu de Brizola (2013/2016). Das (12) pastas anunciadas, pelo menos (7) são do Magna I e II, e outros (2) da gestão da ex-prefeita Dudu. Pouca mudança.
Vamos aos nomes:
Mesmo com conta reprovada na pasta, Eraldo Calixto retorna a Saúde. Na Secretaria do Trabalho e Ação Social, Sandra Pessoa (esposa do seu primo) também retorna.
Assuntos Indígenas, Robson Cassiano (Robinho), é indicação da vereadora Cal e já ocupou o referido cargo na gestão Dudu de Brizola.
Na Controladoria Geral, Gentil Alves, que ocupou a mesma função nos governos Magna I e II. Na Educação, saiu Toinha para sub-secretaria, e Marielze Fernandes (irmã da prefeita), e esposa do vereador Edson Barbosa, é a nomeada para comandar.
Administração e Planejamento retorna o contador Paulo Allan. Na Infraestrutura voltar a ocupar a função – Fabio Marques. Na Agricultura, Isac de Cravaçú, que comandou no governo de Dudu – Turismo, Meio Ambiente e Esportes.
Nas Finanças, ficou Fabiano Rogério (considerado primo de criação de Marcus Gerbasi), que também ocupou função de confiança nos governos de Marcus e Magna.
Dos nomes que compõem o primeiro escalão as novidades foram:
- Secretaria da Mulher: Ana Cláudia (Ana do Esquadrão)
- Procuradoria Jurídica: Wallace Aguiar
- Secretaria de Articulação Política: Almir Ferreira Alves (Brizola)
Em tempo: A Chefia de Gabinete não foi informada na primeira lista pela assessoria de comunicação.
Há informação de que um novo organograma administrativo será enviado a Câmara de Vereadores, o que certamente deverá ser para criar novas Secretarias ou, para fazer a chamada ‘fusão’, pois ainda faltaria a nomeação de dois fiéis escudeiros: Adênio Pimentel e o suplente de vereador Marcão.
Fora isso – de resto, já está tudo resolvido. Informou uma fonte!