Há exatamente um ano, começamos a formatar um bloco carnavalesco, de caráter duradouro, a fim de presentear a sociedade do Vale do Mamanguape.
Para tanto, convocamos alguns amigos que pudessem absorver aquela ideia, e contribuir, de alguma forma, na sua concretização.
O time não poderia ser melhor, o convite foi aceito unanimemente, e assim, reunimo-nos pela primeira vez em minha residência. A partir dessa reunião ficou convencionado que a melhor forma de respaldar a nossa pretensão, seria a oficialização de uma entidade, capaz de representar o bloco oficialmente.
Assim sendo, logo cuidamos de eleger uma diretoria e efetivar a criação da associação, a qual levaria o nome de “Associação Recreativa e Cultural Bloco Carnavalesco Vamos que Vale”. Pessoa jurídica sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, a referida entidade já se encontra devidamente registrada nas repartições próprias, e inscrita na Receita Federal.
O que nos levou ao atrevimento (no bom sentido), de enfrentar esse ousado desafio, foi a percepção da possibilidade, de se disponibilizar mais incentivo às iniciativas sociais, recreativas, esportivas e culturais, sem ter que ficar o tempo todo esperando que alguém o faça. E temos outras ideias para o futuro nesse mesmo sentido.
E porque é que eu estou tão empenhado nesse bloco? Ora! É porque esse bloco é o pontapé inicial de um projeto, que visa tão somente beneficiar a sociedade. Pode até soar mal essa minha atitude (pouco importa), uma vez que, sou apenas um cidadão em pleno exercício da cidadania.
Mas, esse projeto não é somente meu. Esse bloco não é o “bloco de Basinho”, não. Ele tem uma diretoria, tem uma filiação, é um patrimônio público, ele pertence à sociedade do Vale do Mamanguape… Esse bloco é nosso!
Dito isto, resta-me conclamar a sociedade do Vale do Mamanguape: Confiem!… Acreditem no que é seu! Valorizem o que lhes pertence! Não deixem essa peteca cair…
Quinta feira próxima, 04.02.2016, em frente à agência do Banco do Brasil de Mamanguape, a partir das 18hs, será a nossa concentração, e de lá sairemos às 20hs, desfilando pelas principais ruas da cidade, esbanjando alegria, cantando o nosso bonito hino, uma obra produzida por gente nossa. A presença do Rei Momo será mais uma das atrações, que visa resgatar os velhos carnavais.
A Orquestra de Frevo SPLOK, a mesma que puxa as “Muriçocas do Miramar” e a “Folia de Rua” de João Pessoa, será a responsável por arrastar a multidão, quando, tocará sobre um Trio Elétrico, amplificando a melodia do nosso hino, em harmonia com a musicalidade carnavalesca contemporânea.
A Polícia Militar e a Polícia Civil, de conformidade com a competência de cada uma, estarão a postos, garantindo a nossa segurança, e a dos nossos familiares, na forma da Lei.
Contamos com a presença de todos quantos possam comparecer, eis que esse bloco é uma conquista da sociedade. Então… VAMOS QUE VALE!
Por Sebastião Gerbase