O padre Fábio de Melo, um dos mais aguardados no palco da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, nesse domingo (19), durante as celebrações pelos 35 anos da Comunidade Católica de Maria, revelou aos mais de 35 mil fiéis sua luta contra a depressão. Durante boa parte do show, o padre se emocionou e voltou falar sobre a doença que o afeta.
“Eu quero primeiro abrir meu coração. Ao longo dessas duas últimas semanas, a depressão tomou conta de mim de novo. E ao longo dessas semanas, eu só tenho um pensamento minha gente, a vontade de deixar de viver”, começou dizendo emocionado.
Durante o desabafo, Fabio de Melo falava para milhares de pessoas que lotaram o espaço. Ele se emocionou.
“Mas eu não estou sozinho nessa vida. Eu sei que o Senhor está em mim e eu sei que não vou desistir. Mas hoje eu quero pedir a vocês uma gentileza: que vocês estendam os braços em direção a esses meninos que também estão sofrendo as batalhas espirituais comigo. Eles são carne da minha carne, sangue do meu sangue. Aqui neste palco está batendo meu coração, minha gente, aqui nesse palco estão as pessoas que eu tenho mais amado nos últimos três anos da minha vida. Eles são padres e estão comigo por onde eu vou. Eles me amam, dão a vida por mim e eles também estão sofrendo o ataque do mal, e eu quero renunciar isso aqui junto com vocês”, pediu ele durante uma oração.
Vale lembrar, que o religioso diz que ele mesmo já viveu na pele momentos de incredulidade, justamente na fase em que enfrentava depressão e síndrome do pânico. Durante o ano de 2020, ele contou que pensou em tirar a própria vida diversas vezes, que viveu um momento iluminado e revelou como o ano foi transformador: ‘Tive a oportunidade de ser meu, como há muito tempo eu não era’
“O ponto alto da minha descrença com o mundo, com Deus, foi o momento em que eu tive a depressão e a síndrome do pânico. Eu fui para debaixo da cama, literalmente. (…) Sempre tive essa compreensão de que, se eu conserto em mim, eu conserto no mundo. No momento em que eu não soube consertar em mim, foi muito difícil. Eu costumo dizer que a depressão é um sentimento muito cruel porque você deixa de ficar confortável em você. A depressão é um estado de espírito que você não fica bem em você. Independe do lugar que você esteja ou com quem você esteja. Isso é muito difícil. Lidar com isso é o momento em que talvez a gente mais tenha a percepção da insuficiência humana”, disse ele em entrevista a TV Globo.
Nesse domingo (19), durante a revelação, a Arena Pernambuco que estava lotada, se emocionou e gritos foram ouvidos. Todos rezaram e cantaram juntos. O padre prometeu voltar em 6 de fevereiro para lançar um DVD.
Após o show, Luzia Santiago, da Rádio Canção Nova, abraçou o padre Fábio e também pediu orações para ele. “Essa é a dor de muitas famílias, de muitas pessoas”, lembrou, falando ainda que o fundador da Canção Nova, padre Jonas, sempre foi muito autêntico e falava sobre as dores da alma abertamente. “Rezar e falar sobre o assunto ajuda muito”, aconselhou aos presentes.
Itatiaia