30.5 C
Mamanguape
terça-feira, 22 abril 2025
                          

Perspectiva 2015: confira o que está por vir no novo ano

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

“Temas importantes movimentam a vida da sociedade logo no início do próximo ano. Meta da inflação, novo perfil do Congresso Nacional, Objetivos do Milênio, Jogos Mundiais Indígenas, Pan e Parapan-americano”. 

Confira o que está por vir em 2015

1. Inflação deve permanecer alta em 2015

Também é esperado crescimento moderado do crédito.
Também é esperado crescimento moderado do crédito.

A expectativa do Banco Central é que a inflação diminua e chegue ao centro da meta, de 4,5%, até o fim de 2016. A curto prazo, no entanto, tendência é que o índice tenha um aumento ocasionado pelo realinhamento de preços como energia e combustível, em relação aos valores de mercado; e de preços domésticos com base nos internacionais. Também é esperado crescimento moderado do crédito.

2. Câmara renova 46% de sua bancada

Câmara renova 46% de sua bancada.
Câmara renova 46% de sua bancada.

Entre os 513 deputados federais eleitos, 238 são novos parlamentares (46,39%) e 275 foram reeleitos . Os partidos da presidenta reeleita Dilma Rousseff (PT) e de seu vice, Michel Temer (PMDB), permanecem na liderança em número de representantes. Contudo, o PT perdeu 18 deputados e o PMDB elegeu cinco a menos em relação ao último mandato. O PSDB, de Aécio Neves cresceu 22,73% e, com 54 deputados, torna-se a terceira maior força partidária. O PSB, partido de Marina Silva, pulou de 24 para 34 representantes e estará entre as seis maiores forças na Câmara. No Senado, houve renovação de um terço da Casa . Nele, o PMDB tem maior representação com 19 senadores. Em segundo, aparece o PT com 13 e, em terceiro, o PSDB com 12. Levantamento feito em outubro pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra um aumento, na nova casa legislativa, do número de parlamentares ligados a segmentos mais conservadores – entre eles, militares, policiais, religiosos e ruralistas. 

3. Pan-americano: Canadá vai sediar competição multi esportiva

Eles irão competir em 15 modalidades classificatórias para as Paraolimpíadas do Rio em 2016.
Eles irão competir em 15 modalidades classificatórias para as Paraolimpíadas do Rio em 2016.

Depois dos Jogos de Inverno de 2010, o Canadá volta a sediar um grande evento esportivo, os Jogos Pan-americanos e o Parapan-americano. O Pan, terceiro maior evento multi esportivo, será realizado na cidade de Toronto entre os dias 10 e 26 de julho de 2015. Cerca de 41 países das Américas deverão participar da disputa em 36 modalidades de esportes. A quinta edição do Parapan contará com 1608 atletas de 28 países. Eles irão competir em 15 modalidades classificatórias para as Paraolimpíadas do Rio em 2016. A competição para atletas com deficiências se tornou uma realidade em 1999 no México, a edição inaugural contou com cerca de mil atletas de 18 países competindo em cinco esportes.

4. Mundial inédito reunirá índígenas de todo o mundo

Trata-se da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas (JMI).
Trata-se da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas (JMI).

Depois da Copa do Mundo, o Brasil se prepara para sediar em 2015 mais um grande evento esportivo. Trata-se da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas (JMI) , que espera reunir mais de 2 mil atletas de 30 países e de 22 etnias brasileiras, com o objetivo de valorizar a riqueza cultural e promover a integração dos povos indígenas. Tiro com arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida de velocidade rústica (100m), canoagem rústica tradicional, corrida de tora, lutas corporais, futebol de campo, xikunahati (futebol de cabeça), natação e atletismo estão entre as modalidades que serão disputadas em Palmas, capital do Tocantins.O início está marcado para 18 de setembro.

5. Objetivos do Milênio terminam em 2015; Brasil está a caminho de cumprir parte das metas

Brasil está a caminho de cumprir parte das metas.
Brasil está a caminho de cumprir parte das metas.

No final de 2015 termina o prazo dado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que todos os países cumpram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Estabelecidos em 2000 na declaração do Milênio, o documento trata de oito metas para a melhoria da vida da população. O Brasil foi considerado pela ONU como referência no combate à fome e à miséria e alcançou a meta de redução da mortalidade infantil já em 2011. Também garantiu a universalização do acesso à educação básica, possui bons resultados no combate a Aids, malária e outras doenças e teve vários avanços nas políticas de igualdade de gênero e valorização da mulher. Já a questão da mortalidade materna, a manutenção das crianças na escola e o respeito ao meio ambiente são pontos em que o país ainda patina. Nesse último, principalmente, ainda são grandes os desafios na redução do desmatamento e na ampliação do acesso ao saneamento básico.

6. Objetos inteligentes passam a contribuir com a rotina das pessoas

Em 2015, a tendência é que a tecnologia gire, cada vez mais, em torno das “ coisas conectadas à internet ”.
Em 2015, a tendência é que a tecnologia gire, cada vez mais, em torno das “ coisas conectadas à internet ”.

O ano de 2014 foi marcado pelo lançamento de relógios inteligentes, testes com drones que fazem entregas e robôs domésticos. Em 2015, a tendência é que a tecnologia gire, cada vez mais, em torno das “ coisas conectadas à internet ”. Similares aos recursos de smartphones, relógios inteligentes oferecem acessórios para medir a pressão sanguínea e mandar um e-mail enquanto combinam com a roupa vestida. No ramo da automação doméstica, eletrodomésticos modernos podem mandar e-mail ou SMS com informações ou alertas sobre o funcionamento correto. A indústria também passou a investir em robôs que fazem pequenos serviços domésticos, como limpar o piso, aspirar o pó, lavar os vidros das janelas.Em matéria de aplicativos, continua forte o desenvolvimento de softwares que reúnam, de forma colaborativa, dados de interesse coletivo: sobre o trânsito, qualidade da água das praias, eventos culturais etc.

Fernanda Duarte e Líria Jade | Edição: Leyberson Pedrosa – EBC

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Deputada Danielle do Vale critica ataques com viés de gênero à indicação de Alanna Galdino ao TCE

Em pronunciamento nesta terça-feira (22), na Tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Danielle do Vale (Republicanos) expressou preocupação...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -