O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta hospitalar neste domingo, 15 de dezembro, após cirurgia realizada na última terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça, entre o osso do crânio e o cérebro. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa nesta manhã no auditório do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula ficará em sua residência, na capital paulista, pelo menos até a próxima quinta-feira (19).
Após a coletiva, concedida pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, o neurologista Rogério Tuma, o neurocirurgião Marcos Stávale, a médica do presidente, Ana Helena Gremoglio, e o médico José Guilherme Caldas, o presidente chegou ao local da entrevista e cumprimentou todos os médicos. Em seguida, falou à imprensa.
“Eu quero que vocês saibam: estou voltando com muita tranquilidade, tenho muito trabalho para fazer, tenho um compromisso com esse país e um compromisso com o povo brasileiro”, afirmou Lula, que relembrou alguns dos percalços que enfrentou na vida.
“Um agradecimento, primeiro, a Deus, que tem tomado conta de mim de forma muito generosa. Cuidou de mim quando eu tive o câncer, que eu tratei aqui nesse hospital em 2012. Cuidou de mim quando eu fiquei sobrevoando o aeroporto da Cidade do México durante cinco horas para poder ter tempo de pousar e esvaziar o tanque do avião, que foi um momento muito delicado, não apenas na minha vida, mas na vida de todas as pessoas que estavam no avião. Acho que Deus foi muito generoso ao cuidar de mim quando eu caí um tombo no banheiro”, disse.