28.9 C
Mamanguape
quarta-feira, 23 outubro 2024
                             

“Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” é o tema da redação do Enem 2023

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.
 Os estudantes devem escrever um texto dissertativo-argumentativo em até 30 linhas. Tema foi divulgado pelo Inep, que elabora a prova. (Foto: Reprodução )

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 é: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os estudantes devem escrever um texto dissertativo-argumentativo em até 30 linhas. Os alunos realizam provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias neste domingo (5).

No próximo domingo (12), serão propostas as questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Primeiro dia de prova

A prova do Enem divide seu conteúdo em quatro áreas do conhecimento com 45 questões de múltipla escolha para cada área, além de uma redação. São 90 questões no primeiro dia, e 90 questões no segundo dia de provas.

No primeiro dia de vestibular, o candidato irá encontrar as seguintes áreas de conhecimento:

  •     Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  •     Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura, Artes e Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, sendo a língua escolhida pelo próprio candidato no ato da inscrição)
  •     Redação (Dissertativa-argumentativa)

É importante estar atento ao modelo de redação, que é dissertativo-argumentativo. Ou seja, o texto pode ser anulado caso fuja desse formato – o candidato não pode, por exemplo, escrever um poema na redação ou qualquer formato estranho à proposta.

Textos de apoio, chamados de textos “motivadores”, vão ajudar o candidato a embasar argumentos para começar a escrever a redação em cerca de 30 linhas, com uma proposta de intervenção – uma espécie de sugestão de solução para o problema – que respeite os direitos humanos.

Tanto as respostas das questões objetivas quanto o texto da redação devem ser preenchidos com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

CNN Brasil

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

Francisco Seráphico é empossado como novo desembargador do TJPB

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) empossou, na tarde desta quarta-feira (22), o desembargador Francisco Seráphico da Nóbrega...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -