O quarto caso de coronavírus no Brasil foi confirmado na manhã desta quinta-feira (5), em São Paulo. A vítima é uma menina de 13 anos que esteve nos Alpes italianos e retornou para o Brasil sem apresentar sintomas. Ainda assim, exames detectaram o vírus no organismo da paciente. A adolescente ficou internada em um hospital nas Montanhas Dolomitas, nos Alpes Italianos, por causa uma lesão de ligamento.
Apesar da contraprova com resultado positivo, o Ministério da Saúde não incluiu o caso na lista de casos confirmados de coronavírus por não apresentar os sintomas da doença. “Segundo critérios técnicos, embora tenha confirmado a presença do vírus, um portador assintomático não cumpre a definição de caso, o que incluiria febre associado a mais um sintoma respiratório”, explica a pasta por meio de nota.
A paciente será submetida a outras análises para mostrar carga viral e potencial de transmissão, supressão de sintomas por medicamentos e histórico dos familiares que a acompanharam na viagem.
O Ministério da Saúde informou que o número de suspeitos subiu para 531 casos que estão sendo monitorados. São Paulo é o estado com maior número de casos suspeitos notificados são 135 até o momento e mais 3 casos confirmados. Desde o início da crise 315 casos foram descartados no Brasil por exames laboratoriais.
Na tarde desta quarta-feira (4) o Ministério confirmou o terceiro caso de coronavírus em São Paulo, o paciente esteve na Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.