25.2 C
Mamanguape
quarta-feira, 24 abril 2024
                             

Inquérito aponta três fatores como causa de acidente entre trem e ônibus em Santa Rita

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.
Colisão entre trem e ônibus deixou mortos e feridos em Santa Rita (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Colisão entre trem e ônibus deixou mortos e feridos em Santa Rita (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Após pouco mais de dois meses, a Polícia Civil concluiu o inquérito referente à colisão entre um trem e um ônibus que deixou cinco pessoas mortas e outras feridas, em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. O resultado das investigações foi apresentado na manhã desta sexta-feira (6), na Central de Polícia Civil, na capital paraibana.

De acordo com o delegado seccional de Santa Rita, Everaldo Medeiros, a investigação concluiu que houve imprudência do motorista do ônibus em fechar o cruzamento com a via férrea, que o trem estava com a velocidade acima da média permitida e também havia desorganização e falta de segurança na via.

SAIBA MAIS:

Os dois maquinistas e o motorista do ônibus foram indiciados por homicídio culposo e lesão corporal, sendo que os maquinistas com base no código penal e o motorista no código de trânsito. “Durante o procedimento investigativo, foram ouvidas 24 pessoas e vários ofícios foram expedidos, além de exames e perícias requisitados. Por meio deste trabalho investigativo e com base no trabalho técnico e pericial, a Polícia Civil conclui por indiciar estas pessoas”, diz.

As imagens das câmeras de segurança de um estabelecimento, que flagraram o acidente, foi o ponto de partida para a investigação de como se deu a colisão. A perícia foi feita pelos peritos oficiais criminais Lúcio Flávio Arruda e Robson Mamedes. No documento, os peritos apontam que o trem estava com mais de 40 km/h no momento do acidente, sendo que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regulamenta que a velocidade deve ser de 25 km/h em zona urbana e 15 km/h em uma passagem de nível.

Coletiva aconteceu nesta sexta-feira (Foto: Jhonathan Oliveira/Jornal da Paraíba)
Coletiva aconteceu nesta sexta-feira (Foto: Jhonathan Oliveira/Jornal da Paraíba)

De acordo com a perícia, o trem estava acima da velocidade permitida por causa de um problema no velocímetro, que impedia os maquinistas de saber em que velocidade trafegavam. Além do velocímetro inoperante, o trem também estava com os freios desgastados e esses problemas impediram que o veículo parasse a tempo de evitar a colisão.

Segundo o delegado, a responsabilidade do motorista se deve ao fato dele ter fechado o cruzamento e atuado imprudentemente na condução do veículo. “Ele deveria ter observado se no outro lado da via férrea teriam veículos parados. Ele visualizou e ainda assim fechou o cruzamento com imprudência”, disse Everaldo Medeiros

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o inquérito está praticamente concluído e deve ser encaminhado à Justiça na próxima semana. O delegado explica que a polícia optou por não pedir a prisão dos indiciados, uma vez que não houveram motivos para este pedido. Por telefone, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que só vai se pronunciar acerca dos problemas no trem quando tiver acesso ao laudo pericial.

Imagens de uma câmera de segurança flagraram o momento do acidente entre o ônibus e o trem. No vídeo se visualiza o momento em que o ônibus para sobre a linha férrea e em seguida é atingido.

As imagens mostram quando o motorista do ônibus faz a conversão para cruzar a linha e é possível ver a presença de carros parados no outro lado. O ônibus para no trilho e momentos depois o trem surge na tela e acaba acontecendo a colisão.

Três vítimas morreram no local do acidente e outras duas foram internadas, mas acabaram não resistindo aos ferimentos. As informações são do Jornal da Paraíba.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Vídeo: mulher com crianças denuncia agressão praticada por motorista de aplicativo na Paraíba

Uma mulher denunciou que foi agredida, nesta terça-feira (23), por um motorista de aplicativo no bairro do Miramar, em João...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -