27.2 C
Mamanguape
terça-feira, 16 abril 2024
                             

Perdoar faz bem ao coração

Mais Lidas

Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos (Idealizador do Dia Estadual da Saúde do Coração) Lei 8.636 de 18/08/2008. Professor de Cardiologia na Faculdade de Medicina Nova Esperança, João Pessoa - PB. Diretor do Centro de Referência em Atenção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CRAS/UFPB). Médico pesquisador do Centro de Biotecnologia da UFPB. Jornalista Registro Profissional 3.520.
Imagem ilustrada
Imagem ilustrada

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:21-22

Diversos estudos científicos mostram uma redução da pressão arterial e da frequência cardíaca em quem perdoa. 

Não perdoar pode deixar o sistema de alerta do nosso corpo sempre ligado com a constante liberação dos hormônios do estresse, como adrenalina e o cortisol, que no nosso corpo, de forma continuada, fazem mal, atrapalha o sono, aumenta a pressão arterial, a frequência cardíaca e o açúcar do sangue (glicose).

A raiva, como outras emoções, pode durar minutos a horas, mas nunca dias. Raiva que persiste por vários dias, é fruto da nossa mente. Alimentamos e ficamos remoendo. Não podemos considerar isso uma emoção positiva, é algo racional e muito ruim para o nosso organismo, sobretudo para o nosso coração.

Pedir perdão, assim como perdoar, não é fácil. O perdão é um dos sentimentos mais libertadores que alguém pode experimentar. Quando perdoamos, o estresse associado ao ressentimento diminui a ponto de suas consequências serem notáveis fisicamente. Quem perdoa experimenta um maior relaxamento e sensação de bem-estar, levando a inúmeros benefícios para o corpo, principalmente para nosso coração.

O perdão aumenta oxitocina, hormônio do relacionamento. Melhora a imunidade e a sensação de bem-estar, aumenta a liberação de serotonina e dopamina, neurotransmissores que melhoram o humor.

Por Valério Vasconcelos

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Questão indígena é tema de webinário promovido pela Esma sexta-feira, e as inscrições estão abertas

Na sexta-feira (19), das 10h às 12h, magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual e o público em geral...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -