24.2 C
Mamanguape
quinta-feira, 25 abril 2024
                             

Estatísticas de infarto no Brasil

Mais Lidas

Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos (Idealizador do Dia Estadual da Saúde do Coração) Lei 8.636 de 18/08/2008. Professor de Cardiologia na Faculdade de Medicina Nova Esperança, João Pessoa - PB. Diretor do Centro de Referência em Atenção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CRAS/UFPB). Médico pesquisador do Centro de Biotecnologia da UFPB. Jornalista Registro Profissional 3.520.

A principal causa de morte no Brasil é a doença cardiovascular, responsável por 32% dos óbitos ( morrem 140 mil pessoas de infarto e 130 mil de derrames).

Ocorrem 400 mil infartos por ano no Brasil (de cada 5 a 7 infartados ocorre 1 óbito), 50% dos casos as pessoas morrem antes de chegar ao hospital.

De acordo com o Ministério da Saúde, na década de 70, de cada dez pessoas que sofriam do problema, apenas uma era mulher. Hoje, esse número subiu para quatro em cada dez infartos. A doença já supera até mesmo os índices de câncer de mama, uma das patologias que mais assustam as mulheres.

De cada três pessoas que sofrem ataques, uma não sente dores no peito. Em mulheres, idosos e diabéticos, a incidência do sintoma é significativamente menor.

Por Valério Vasconcelos 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Saúde alerta para aumentos de casos por vírus respiratórios e reforça a importância da vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta quarta-feira (24), o Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios com dados...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -