A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta segunda-feira (07), sessão solene comemorativa ao Dia do Jornalista. Na ocasião foram entregues os Títulos de Cidadania Pessoense aos jornalistas Fernanda Albuquerque, Henrique Lima, Josival Pereira, Thiago Moraes e Suetoni Souto Maior, diretor de Comunicação da CMJP. A solenidade reuniu diversos profissionais da comunicação e foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Dinho (PSD).
O parlamentar justificou a sessão solene. “Nesse atual momento, em que vivemos tantos desafios, em que a desinformação se espalha com velocidade, eu acredito no trabalho dos jornalistas, que se torna ainda mais essencial. São eles que investigam, contextualizam, denunciam e criam pontes entre o poder público e a sociedade”, afirmou.
Dinho reforçou que é muito bom poder afirmar o compromisso da Casa de Napoleão Laureano com a liberdade da imprensa, com o respeito ao trabalho dos jornalistas e a valorização de quem escolheu como ofício a busca pela verdade. “Essa homenagem que ofertamos aos jornalistas no dia de hoje não é de Dinho, mas de todos os vereadores desta Casa. Eles merecem ser reconhecidos pela Câmara Municipal de João Pessoa”, acrescentou.
O vice-prefeito, Leo Bezerra (PSB), parabenizou a CMJP pela sessão em homenagem aos jornalistas e afirmou que a partir de agora, com as cidadanias pessoenses, os homenageados serão ainda mais cobrados em relação à dedicação, carinho, respeito e amor “a essa terra que a gente tanto ama”.
Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, falou da felicidade em participar da sessão solene comemorativa ao Dia do Jornalista e de entrega dos Títulos de Cidadania Pessoense. “A partir de agora vocês são cidadãos pessoenses, portanto, estão sobre a marca égide da Funjope e eu irei cobrar e inserir vocês nas jornadas culturais o tempo todo”, colocou.
Fernanda Albuquerque, resumiu o sentimento de ser homenageada. “Me sinto muitíssimo emocionada. Essa propositura foi do ex-vereador Helton Renê, lá em 2014. Onze anos depois, enfim, eu recebo de fato e de direito esse Título. Sabemos que essa honraria é dada a pessoas que elevam o nome de João Pessoa, e essa cidade sempre esteve nos meus pensamentos, nas minhas palavras, nas minhas ações e, principalmente, no meu coração. São 23 anos de profissão, sendo 16 deles somente em uma emissora. Eu comecei muito jovem e hoje tenho a possibilidade de dividir essas homenagens com o meu professor Josival Pereira. Então, imagina a emoção de receber uma homenagem junto com quem me ensinou. A gente constrói essa escola juntos e continua a construir, porque jornalista está sempre em formação”, pontuou.
Suetoni Souto Maior, diretor de Comunicação da CMJP, disse do sentimento de receber a honraria. “O sentimento é de gratidão por essa cidade que me acolheu. Cheguei do interior ainda muito jovem para estudar Jornalismo aqui, e dediquei praticamente toda a minha vida profissional a essa cidade, à qual quero continuar dando a minha contribuição”, agradeceu.
Sobre o Dia do Jornalista, Suetoni afirmou que “o jornalismo é uma coisa que gruda na alma”. “O jornalista não se sente feliz só quando traz aquela matéria que se torna a manchete do dia, que todo mundo comenta. Também se satisfaz quando consegue usar a profissão para ajudar as pessoas, e eu acho que é essa é a grande missão da imprensa”, declarou.
Henrique Lima, disse da grande alegria em receber a homenagem da CMJP. “O sentimento é de gratidão por tudo o que essa cidade me proporcionou, por todas as oportunidades e toda trajetória na carreira de jornalista. Eu acho que nós termos esse tipo de relação mais próxima com a cidade só proporciona mais empoderamento de termos orgulho de dizer que amamos João Pessoa. Quero muito bem a essa cidade. João Pessoa é uma cidade acolhedora, a capital do trabalho, e eu já me sentia pessoense. Hoje, com essa homenagem, eu me sinto ainda mais lisonjeado”, enfatizou.
“O sentimento hoje é de gratidão e muita emoção. Eu só tenho a agradecer ao povo de João Pessoa e aos vereadores da Casa de Napoleão Laureano. Fico muito feliz e honrado de ser filho de João Pessoa e irei honrar esse Título que a Casa me conferiu, como um grande pessoense e paraibano”, declarou Thiago Moraes.
Por fim, o homenageado Josival Pereira, concluiu dizendo da emoção em receber a homenagem da CMJP. “O sentimento é de satisfação, alegria, de dever cumprido, porque, de fato, é um título de muita honra, me sinto muito agraciado. Confesso que durante muito tempo tive drama de consciência e até desencorajava a história do Título, porque não sabia se merecia. Para mim é uma satisfação enorme estar vivendo em João Pessoa e ter sido adotado pela minha terra, de forma efetiva. Agora, eu viro conterrâneo dos meus três netos, e não tem satisfação maior do que isso. São 44 anos no jornalismo e 23 deles em João Pessoa. Não tem um assunto da cidade que eu não tenha discutido, opinado, que não tenha comentado, feito uma sugestão. Por isso, eu me sinto bem entranhado e filho mesmo de João Pessoa”, finalizou.
Partciparam ainda da sessão solene os vereadores Odon Bezerra (PSB), Fábio Carneiro (Solidariedade), Marcos Vinicius (PDT), Raoni Mendes (DC), Guguinha Moov Jampa (PSD), Ícaro Chaves (Podemos), Rômulo Dantas(Mobiliza), Marcos Henriques (PT), entre outros.